Mitos e verdades sobre os filtros esportivos
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CLUBE MX3 BRAZIL :: MANUTENÇÃO :: Motor
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Mitos e verdades sobre os filtros esportivos
ESSA HISTÓRIA QUE FILTRO ESPORTIVO AUMENTA POTÊNCIA É LENDA, olhem esse teste - retirado da FORDHP.COM:
O veículo testado foi um Ford Fiesta Glx 00, motor Zetec Rocam 1.6L, com 44.000 km rodados e em dia com todas as manutenções preventivas. O combustível era gasolina aditivada Shell com selo DNA Shell. Todos os testes de aceleração foram realizados com velocímetro digital NÂO AFERIDO, portanto os números tem somente efeito comparativo
1- Admissão: Troca do filtro de ar.
Provavelmente esta é a modificação mais difundida para ganho de desempenho. Para tirarmos isso a limpo, fizemos 3 medições: Filtro original, Filtro esportivo replaceble K&N e sem filtro de ar. Os resultados foram surpreendentes. Confira:
Filtro Original: 0-100 km/h 12,4s; 0-550 m 21,3s
Filtro K&N replaceble: 0-100 km/h 12,7s; 0-550 m 12,8s
Sem Filtro de ar: 0-100 km/h 21,6s; 0-550m 21,8s
Fica muito claro aqui que a melhor configuração para o desempenho é a configuração original de fábrica, e isso se explica pelo fato de que um veículo antes de ser lançado tem seu desempenho o mais otimizado possível pela montadora, dimensionando da melhor forma possível todos os componentes a serem usados.
OUTRA LENDA:
Retirada ou introdução de potênciometro em série com o sensor de temperatura:
Ao abrir o classificado de peças para automóveis, verifica-se grande oferta de empresas oferecendo chips de baixo custo (em torno de R$ 100,00) que ficam externos ao módulo que prometem aumentar em até 20% o rendimento do veículo. Estes chips nada mais são do que potênciometros em série com o sensor de temperatura. Tá, mas e daí? Calma, eu explico: apesar do nome, o potenciometro nada mais é do que uma resistência elétrica de valor varíavel. Quando colocado em série com o sensor de temperatura do carro, ele descalibra o sistema e faz com que a injeção eletrônica leia que a temperatura no motor é menor do que a verdadeira. Para solucionar isso, a injeção eletronica enriquece a mistura ar/combustível injetando mais combustível, o que a longo prazo pode reduzir substancialmente a vida útil e carbonizar internamente o motor.
O pior disso tudo é o resultado dessa modificação:
Sem sensor de temperatura: 0-100 km/h: 12,9s
Sensor de temperatura original:0-100 km/h: 12,4s
Desculpem acabar com a alegria de muitos que usam o filtro esportivo, eu tbm acreditei que funcionaria e comprei um K&N, até que parece que funciona, pelo ronco do motor mais grave e esperto, mas é pura sensação... depois que troquei pelo original depois de algum tempo, achei mto melhor....
O veículo testado foi um Ford Fiesta Glx 00, motor Zetec Rocam 1.6L, com 44.000 km rodados e em dia com todas as manutenções preventivas. O combustível era gasolina aditivada Shell com selo DNA Shell. Todos os testes de aceleração foram realizados com velocímetro digital NÂO AFERIDO, portanto os números tem somente efeito comparativo
1- Admissão: Troca do filtro de ar.
Provavelmente esta é a modificação mais difundida para ganho de desempenho. Para tirarmos isso a limpo, fizemos 3 medições: Filtro original, Filtro esportivo replaceble K&N e sem filtro de ar. Os resultados foram surpreendentes. Confira:
Filtro Original: 0-100 km/h 12,4s; 0-550 m 21,3s
Filtro K&N replaceble: 0-100 km/h 12,7s; 0-550 m 12,8s
Sem Filtro de ar: 0-100 km/h 21,6s; 0-550m 21,8s
Fica muito claro aqui que a melhor configuração para o desempenho é a configuração original de fábrica, e isso se explica pelo fato de que um veículo antes de ser lançado tem seu desempenho o mais otimizado possível pela montadora, dimensionando da melhor forma possível todos os componentes a serem usados.
OUTRA LENDA:
Retirada ou introdução de potênciometro em série com o sensor de temperatura:
Ao abrir o classificado de peças para automóveis, verifica-se grande oferta de empresas oferecendo chips de baixo custo (em torno de R$ 100,00) que ficam externos ao módulo que prometem aumentar em até 20% o rendimento do veículo. Estes chips nada mais são do que potênciometros em série com o sensor de temperatura. Tá, mas e daí? Calma, eu explico: apesar do nome, o potenciometro nada mais é do que uma resistência elétrica de valor varíavel. Quando colocado em série com o sensor de temperatura do carro, ele descalibra o sistema e faz com que a injeção eletrônica leia que a temperatura no motor é menor do que a verdadeira. Para solucionar isso, a injeção eletronica enriquece a mistura ar/combustível injetando mais combustível, o que a longo prazo pode reduzir substancialmente a vida útil e carbonizar internamente o motor.
O pior disso tudo é o resultado dessa modificação:
Sem sensor de temperatura: 0-100 km/h: 12,9s
Sensor de temperatura original:0-100 km/h: 12,4s
Desculpem acabar com a alegria de muitos que usam o filtro esportivo, eu tbm acreditei que funcionaria e comprei um K&N, até que parece que funciona, pelo ronco do motor mais grave e esperto, mas é pura sensação... depois que troquei pelo original depois de algum tempo, achei mto melhor....
Convidad- Convidado
Re: Mitos e verdades sobre os filtros esportivos
O MX do meu pai estava com filtro esportivo quando ele comprou. Agora ele conseguiu o original e melhorou 100%. Acho que antes o motor funcionava com muito ar e não filtrava nada. Quando pisava no acelerador bem no fundo sentia que o carro meio que morria, com o filtro orginal não dá mais isso. Sem contar que meu pai anda um pouco em estradas de chão quando vamos visitar os parentes em Bento Gonçalves ou vamos no sítio de um amigo dele.
kkmews- Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/02/2011
Idade : 32
Localização : Alvorada/RS
Re: Mitos e verdades sobre os filtros esportivos
exatamente! seu relato confere com todos que usavam esse filtro e hoje preferem os originais! saudações!
Convidad- Convidado
Re: Mitos e verdades sobre os filtros esportivos
Valeu!! Fica uma dica pro povo também: Nunca troque o filtro original por um esportivo em busca de desempenho. Deixem a parte de injeção em paz. hehehe
kkmews- Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/02/2011
Idade : 32
Localização : Alvorada/RS
Re: Mitos e verdades sobre os filtros esportivos
Ainda mais que essa parte da injeção e a mais chata!!!
ralf2- Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 52
Localização : Salvador/Ba
Re: Mitos e verdades sobre os filtros esportivos
sem duvida ate os chamados chip para performance nao valem a pena, pura enganação....
Convidad- Convidado
Re: Mitos e verdades sobre os filtros esportivos
Caros amigos,
Gostaria de tentar fazer uma pequena colaboração com este tópico.
Provavelmente exista um erro na digitação dos números... 21 trocado por 12.
Acredito que existam muitas informações fantasiosas sobre os filtros K&N. Tem gente usando em 4x4 para andar na terra.
Também acredito que exista uma leve redução do trabalho de bombeio durante a admissão, o que levaria a um pequeno ganho teórico, mas, pequeno.
Com relação aos números apresentados as diferenças são muito pequenas para se poder chegar a alguma conclusão. Mas, o que é certo é que para aumentar a potência se deve diminuir a restrição de entrada de ar. Isto só pode ser obtido através de "menor" filtragem.
Filtros originais são baratos e bons.
Gostaria de tentar fazer uma pequena colaboração com este tópico.
Provavelmente exista um erro na digitação dos números... 21 trocado por 12.
Acredito que existam muitas informações fantasiosas sobre os filtros K&N. Tem gente usando em 4x4 para andar na terra.
Também acredito que exista uma leve redução do trabalho de bombeio durante a admissão, o que levaria a um pequeno ganho teórico, mas, pequeno.
Com relação aos números apresentados as diferenças são muito pequenas para se poder chegar a alguma conclusão. Mas, o que é certo é que para aumentar a potência se deve diminuir a restrição de entrada de ar. Isto só pode ser obtido através de "menor" filtragem.
Filtros originais são baratos e bons.
Moderador1 escreveu:
Filtro Original: 0-100 km/h 12,4s; 0-550 m 21,3s
Filtro K&N replaceble: 0-100 km/h 12,7s; 0-550 m 12,8s
Sem Filtro de ar: 0-100 km/h 21,6s; 0-550m 21,8s
Lulu- Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 61
Localização : Porto Alegre
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